: Como acabar com as pulgas! - Clinica Veterinária Da Vila

Como acabar com as pulgas!

As pulgas são um problemão durante o verão. O clima quente e úmido é perfeito para multiplicação desses insetos, e recebemos muitos casos de infestações aqui na Clínica Veterinária da Vila. Além de provocar grande incômodo devido à coceira intensa, esses ectoparasitas transmitem doenças para os animais e para o ser-humano. A DAPP, dermatite alérgica à picada de pulgas, é o problema mais comum que elas causam nos pets, gerando feridas, coceira até infecções de pele. A Dipilidiose, causada pelo verme Dypilidium caninum, traz problemas intestinais e pode ser transmitida à humanos.

Para acabar com as pulgas devemos entender um pouco sobre o ciclo biológico para instaurar tratamento realmente efetivos, protegendo a casa e a família. Veja como fazer:

Ciclo Biológico

Para saber como eliminar as pulgas dos animais, precisamos entender sobre o ciclo biológico.

Pulgas: O ciclo reprodutivo das pulgas pode ser dividido em quatro etapas. A primeira e a segunda consistem na eclosão dos ovos e na saída das larvas. Já na terceira fase, essas larvas se desenvolvem até se tornarem adultas, atingindo o estágio de pupa, uma estrutura que funciona como se fosse um casulo. Por fim, quando identificam a presença de um hospedeiro, como o cão ou gato, elas pulam no animal para se alimentar do seu sangue através das picadas. Durante essa fase, as pulgas produzem novos ovos e voltam para o ambiente para dar início a um novo processo. É importante lembrar que quando há uma infestação, 95% da população desse ectoparasita está presente no ambiente e apenas 5% estão parasitando o pet.

Como eliminar as pulgas

Como podemos observar, as pulgas passam boa parte do tempo no ambiente. Portanto, para que as ações sejam eficazes é preciso combater esses ectoparasitas tanto no animal como no local em que ele vive.

Ambiente interno

– É necessário a utilização de dedetização em spray nos locais da casa que o cão tem acesso. Utilize produtos específicos para este fim e não deixe o animal entrar em contato com o produto até o tempo descrito em bula. Caso não resolva, é necessário contratar uma empresa de dedetização profissional.

– Lave com frequência os acessórios que costumam ser abrigos para as pulgas, como as cortinas, cobertores, tapetes, caminhas, sofás e travesseiros, e outros tecidos que o animal entra em contato.

– Use o aspirador de pó com frequência em lugares de difícil acesso, como frestas, armários, cantos de sofás e poltronas, embaixo de móveis, etc.

– Não se esqueça de lavar bem os pisos, cantos de parede e frestas de assoalhos.

Ambiente externo

– Faça a dedetização da área externa (quintais e jardins)  com inseticidas líquidos, que devem ser diluídos em água. Siga as instruções do fabricante verificando o tempo necessário de ação do produto. Não se esqueça que animais devem ser mantidos longe das áreas tratadas por algum tempo, uma vez que alguns princípios ativos podem ser potencialmente tóxicos à saúde. Utilize em locais em que o seu pet costuma ficar, como canil e casinha.

Animal

– Existem diversos produtos eficazes para eliminar pulgas em cães e gatos atualmente. Desde opções em spray, pipetas, coleiras, comprimidos e até shampoos. Alguns desses produtos ajudam a tratar o ambiente também. Verifique com o médico veterinário qual é o melhor medicamento para as situação do seu pet. Dica: evite receitas caseiras para solucionar o problema, além de não funcionar, elas são perigosas.

Como prevenir?

A prevenção consiste em ações semelhantes ao tratamento, como a higienização adequada do ambiente em conjunto com administração de medicamentos preventivos. É importante que a higienização seja feita com bastante disciplina, pois apenas uma aplicação de produto não é suficiente para combater os parasitas.

Olhar o seu pet atentamente com frequência também é uma maneira de diminuir as chances de um a possível infestação. As pulgas podem ser encontradas em todo o corpo, mas normalmente ficam localizadas em locais mais escondidos, como axilas e base da cauda, por exemplo.

Nós, da Clínica Veterinária Da Vila recebemos muitos casos ao longo do ano de animais com infestação de pulgas. Conforme dissemos acima, as pulgas afetam o bem-estar animal pelo fato de causar incômodo e transmitir doenças sérias. Caso você encontre pulgas no seu melhor amigo, entre em contato com a gente. Aqui você encontra todos os medicamentos necessários para o seu melhor amigo!

A Clínica da Vila fica na Vila Mariana, e estamos prontos para oferecer a você e ao seu pet um atendimento de altíssima qualidade. Contamos com uma estrutura completa e com uma equipe qualificada, atenciosa e que ama os animais. Tudo isso bem pertinho de você!