: Câncer em cães - Caso clínico - Clinica Veterinária Da Vila

Câncer em cães – Caso clínico

Paciente: Quincas

Espécie: Canina

Raça: Golden

Idade: 6 anos

Data: fevereiro de 2019

Nosso paciente foi atendido na Clinica Veterinária Da Vila após os tutores identificarem um nódulo aparentemente inofensivo. Após a avaliação do Doutor Gustavo e sua equipe, o paciente foi conduzido ao nosso centro cirúrgico no mesmo dia, onde foi feita a retirada de um fragmento para análise em exame histopatológico (utilizado para descobrir a natureza da lesão).

O resultado do exame foi um quadro compatível com sarcoma, um tumor maligno formado pela proliferação das células mesodérmicas do tecido conjuntivo.  Essas células mesodérmicas estão presentes na pele, nos tecidos subcutâneos, vísceras, ossos e cartilagens. Sendo assim, todas essas estruturas podem ser afetadas caso aconteça uma multiplicação exacerbada desse tipo celular.

Para impedir a multiplicação das células cancerígenas, foi necessário fazer um procedimento cirúrgico para a retirada total do nódulo. Durante o procedimento, contamos com o auxílio do exame de congelação, que nos permitiu avaliar se as margens do tumor estavam com a presença de células malignas. Após a constatação, a equipe fez a retirada das margens com 5 cm de distância do tumor a fim de evitar uma possível recidiva. Em seguida, o tratamento foi finalizado com a eletroquimioterapia, uma combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia e a eletroporação.

Esse caso foi muito importante para toda a equipe, pois além de nos trazer extrema satisfação, ainda nos trouxe a certeza de que a associação das técnicas com os profissionais capacitados a exerce-las está diretamente ligada ao melhor prognóstico do paciente.